Os cuidados primários de saúde são cuidados essenciais de saúde baseados em métodos e tecnologias práticas, cientificamente bem fundamentadas e socialmente aceitáveis, colocadas ao alcance universal de indivíduos e famílias da comunidade, mediante sua plena participação e a um custo que a comunidade e o país possam manter em cada fase de seu desenvolvimento, no espírito de autoconfiança e automedicação.

Fazem parte integrante tanto do sistema de saúde do país, do qual constituem a função central e o foco principal, quanto do desenvolvimento social e econômico global da comunidade. (Declaração de Alma-Ata)

PESQUISE POR “PALAVRA CHAVE” EM TODAS NOSSAS PÁGINAS
Loading
ÁREAS
TEMÁTICAS
ACESSO   -   ADOLESCENTE   -   CAPITAL CRIANÇA   -   CAPITAL IDOSO   -   CONTROLE TABAGISMO   -   COORDENAÇÃO DO CUIDADO   -   EDUCAÇÃO PERMANENTE   -   FORTALECIMENTO DE REDES COMUNITÁRIAS E SOCIAIS   -   MUDANÇA DE COMPORTAMENTO   -   SAÚDE BUCAL   -   SAÚDE DA FAMÍLIA   -   SAÚDE DA MULHER   -   SAÚDE DO ADULTO   -   SAÚDE MENTAL   -   SAÚDE NA ESCOLA   -   PICs   -   RAIVVS   -   TERRITÓRIO   -   consultar aba lateral direita

terça-feira, 25 de outubro de 2011

25 de Outubro: Dia Nacional do Cirurgião-Dentista


O Conselho Federal de Odontologia e seus 27 Conselhos Regionais são órgãos cuja missão é regulamentar e fiscalizar o exercício profissional da Odontologia, assegurando, com isso, a prestação de serviços odontológicos de qualidade para toda a população brasileira, parabeniza, em seu site, a todos esses profissionais “pelo seu incansável esforço em atender a sociedade com ética e dedicação”.

Sem dúvida um trabalho indispensável aos serviços da Atenção Primária em Saúde.
Segundo reportagem de Web Saúde, divulgada no site do Ministério da Saúde, o Dia Nacional da Saúde Bucal e o Dia do Cirurgião Dentista têm como objetivo conscientizar as pessoas sobre a importância da higiene bucal, capaz de prevenir várias doenças. Segundo o coordenador de Saúde Bucal do Ministério da Saúde, Gilberto Pucca,

"É muito bom que o Brasil atualmente tenha uma Política Nacional de Saúde Bucal que é o Programa Brasil Sorridente, e que esta política em pouco tempo já vem produzindo resultados muitos significativos. Em sete anos o Brasil já começou a fazer parte segundo a Organização Mundial de Saúde, de um seleto e pequeno grupo de países no mundo que são considerados pela Organização Mundial de Saúde como países de baixa prevalência de cáries. Nós estamos deixando de ser o País dos desdentados e já estamos fazendo parte de um grupo de países que tem um impacto muito grande na prevenção das doenças da boca". 

Apesar do dia mundial do dentista ser comemorado em 03 de outubro, no Brasil é comemorado em 25 de outubro, porque nesta data, em 1884, foi assinado o decreto 9.311, que criou os primeiros cursos de graduação de odontologia do Brasil, no Rio de Janeiro e na Bahia. Uma portaria do Conselho Federal de Odontologia tornou a data oficial para a comemoração do Dia do Dentista Brasileiro.

A primeira escola dentária, para formar dentistas, surgiu em 1840, em Baltimore, nos Estados Unidos.


Abaixo: Postagens acerca dos serviços da Saúde Bucal no município de Florianópolis e da importância da atuação clínica do Cirurgião-Dentista na Atenção Primária à Saúde.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

RECEBA POSTAGENS ATUALIZADAS

Insira seu e.mail:

Delivered by FeedBurner

AAAA*************************ÚLTIMAS POSTAGENS*************************AAAA

****************ÚLTIMAS POSTAGENS NAS ÁREAS TEMÁTICAS****************

AAAAA************************OUTRAS POSTAGENS************************AAAAA

NESTE BLOG

*********************** POSTAGENS EM ORDEM ALFABÉTICA********************** ******************************************* ÍNDICE *****************************************

A*******COMENTÁRIOS CRÍTICAS SUGESTÕES******* **********************************************AQUI******************************************