Os cuidados primários de saúde são cuidados essenciais de saúde baseados em métodos e tecnologias práticas, cientificamente bem fundamentadas e socialmente aceitáveis, colocadas ao alcance universal de indivíduos e famílias da comunidade, mediante sua plena participação e a um custo que a comunidade e o país possam manter em cada fase de seu desenvolvimento, no espírito de autoconfiança e automedicação.

Fazem parte integrante tanto do sistema de saúde do país, do qual constituem a função central e o foco principal, quanto do desenvolvimento social e econômico global da comunidade. (Declaração de Alma-Ata)

PESQUISE POR “PALAVRA CHAVE” EM TODAS NOSSAS PÁGINAS
Loading
ÁREAS
TEMÁTICAS
ACESSO   -   ADOLESCENTE   -   CAPITAL CRIANÇA   -   CAPITAL IDOSO   -   CONTROLE TABAGISMO   -   COORDENAÇÃO DO CUIDADO   -   EDUCAÇÃO PERMANENTE   -   FORTALECIMENTO DE REDES COMUNITÁRIAS E SOCIAIS   -   MUDANÇA DE COMPORTAMENTO   -   SAÚDE BUCAL   -   SAÚDE DA FAMÍLIA   -   SAÚDE DA MULHER   -   SAÚDE DO ADULTO   -   SAÚDE MENTAL   -   SAÚDE NA ESCOLA   -   PICs   -   RAIVVS   -   TERRITÓRIO   -   consultar aba lateral direita

quarta-feira, 2 de março de 2011

CONSTRUÇÃO DA ATENÇÃO PRIMÁRIA EM FLORIANÓPOLIS

Daniel Moutinho - Diretor de Atenção Primária da SMS

Completando 22 anos, o SUS ainda enfrenta enormes desafios para sua implementação nos municípios . Em Florianópolis, em particular, houve um atraso de quase duas décadas na construção de uma rede municipal hierarquizada de saúde. Desde 2006, porém, a Secretaria Municipal de Saúde iniciou uma série de ações, com eixo no fortalecimento da Atenção Primária em Saúde (APS), para ampliar e fortalecer os princípios do SUS, especialmente Universalidade, Hierarquização da Rede e Equidade.
Como estratégia central, a APS foi definida como eixo ordenador da Rede de Saúde. Para a entrada aos demais níveis de atenção, como consultas e exames especializados, há a necessidade de se passar pela ESF de sua referência, o que reforça a coordenação do cuidado das pessoas e evita intervenções desnecessárias ou danosas. Quatro Policlínicas municipais foram reformadas e/ou construídas, e o município passou a oferecer consultas e procedimentos em média complexidade, com acesso regulado pela ferramenta eletrônica SISREG III do Ministério da Saúde. As Unidades de Atendimento Pré-Hospitalar (UPAs) municipais trabalham com acolhimento por classificação de risco, devolvendo à APS os casos de baixa complexidade, e os demais após estabilização do quadro agudo. Toda a Rede de Saúde é integrada através de um Prontuário Eletrônico, o que amplia o acesso a informação por parte dos profissionais e otimiza ações e recursos, eliminando duplicidade de encaminhamentos e exames.
Os resultados alcançados nos últimos anos apontam para uma ampliação no acesso, principalmente nas áreas de vulnerabilidade. Em 2009, atingimos uma relação de 1,4 consultas básicas por habitante/ano, com incremento de 75%. Há 06 anos mantemos uma taxa de mortalidade infantil inferior a dois dígitos (9/1.000 nascidos vivos em 2010). Há uma curva descendente na taxa global de morbidade hospitalar por todos os Capítulos do CID-10, relacionada ao incremento de acesso e cobertura da ESF. Esta queda se mostra ainda mais pronunciada entre as patologias selecionadas como Causas Sensíveis a Atenção Primária (ICSAP), cuja redução nos últimos 05 anos é maior do que 30%. O índice de dentes cariados, obturados ou perdidos (CPO-D) apresentou uma redução de 67% entre 2003 e 2008 (0,76 – 2008). O lançamento deste Informativo da APS vem comemorar o 5º ano de fortalecimento da Atenção Primária em Florianópolis e ser mais um canal de informação e troca de experiências na rede municipal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

RECEBA POSTAGENS ATUALIZADAS

Insira seu e.mail:

Delivered by FeedBurner

AAAA*************************ÚLTIMAS POSTAGENS*************************AAAA

****************ÚLTIMAS POSTAGENS NAS ÁREAS TEMÁTICAS****************

AAAAA************************OUTRAS POSTAGENS************************AAAAA

NESTE BLOG

*********************** POSTAGENS EM ORDEM ALFABÉTICA********************** ******************************************* ÍNDICE *****************************************

A*******COMENTÁRIOS CRÍTICAS SUGESTÕES******* **********************************************AQUI******************************************