Dando início à palestra, Luís Pisco afirmou que a qualidade nunca é um acidente, e sim o resultado de uma alta intenção, esforço sincero, direção inteligente e execução habilidosa, ou seja, a sábia escolha de muitas alternativas. Segundo o médico, existe um eixo do sonho e da realidade que envolve quatro aspectos: qualidade, equidade, custo-efetividade e relevância. A qualidade é a aspiração de corresponder ao cumprimento de todas as expectativas. Na relevância, leva-se em consideração que os problemas mais importantes devem ser abordados em primeiro lugar. A equidade corresponde a obter o melhor serviço de saúde, não sendo ele privilégio de poucos, mas um direito de todos. E, por fim, o custo-efetividade, que se baseia em utilizar, da melhor maneira, os recursos disponíveis.
O médico abordou também a ética na qualidade, citando que "na prática da Medicina, está profundamente enraizada a filosofia de que é um dever ético do médico tratar os seus doentes da melhor maneira possível. O desenvolvimento da qualidade não é novo na área, e os profissionais de saúde têm de assumir um papel central na melhoria da qualidade". Em seguida, Luís abordou os princípios gerais da melhoria da qualidade. De acordo com ele, as mudanças mais importantes que acontecem num processo bem-sucedido de melhoria da qualidade são as mudanças de comportamento e a mudança de cada profissional, que é um pré-requisito fundamental para a melhoria da qualidade da organização.
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