Os cuidados primários de saúde são cuidados essenciais de saúde baseados em métodos e tecnologias práticas, cientificamente bem fundamentadas e socialmente aceitáveis, colocadas ao alcance universal de indivíduos e famílias da comunidade, mediante sua plena participação e a um custo que a comunidade e o país possam manter em cada fase de seu desenvolvimento, no espírito de autoconfiança e automedicação.

Fazem parte integrante tanto do sistema de saúde do país, do qual constituem a função central e o foco principal, quanto do desenvolvimento social e econômico global da comunidade. (Declaração de Alma-Ata)

PESQUISE POR “PALAVRA CHAVE” EM TODAS NOSSAS PÁGINAS
Loading
ÁREAS
TEMÁTICAS
ACESSO   -   ADOLESCENTE   -   CAPITAL CRIANÇA   -   CAPITAL IDOSO   -   CONTROLE TABAGISMO   -   COORDENAÇÃO DO CUIDADO   -   EDUCAÇÃO PERMANENTE   -   FORTALECIMENTO DE REDES COMUNITÁRIAS E SOCIAIS   -   MUDANÇA DE COMPORTAMENTO   -   SAÚDE BUCAL   -   SAÚDE DA FAMÍLIA   -   SAÚDE DA MULHER   -   SAÚDE DO ADULTO   -   SAÚDE MENTAL   -   SAÚDE NA ESCOLA   -   PICs   -   RAIVVS   -   TERRITÓRIO   -   consultar aba lateral direita

sexta-feira, 9 de dezembro de 2011

II OFICINA SOBRE ACESSO NA APS - segundo dia de atividades


Plenária

Hoje, 09 de dezembro, deu-se continuidade à II OFICINA SOBRE ACESSO NA APS, em Florianópolis.
Ao iniciar-se os trabalhos, pretendeu-se, conforme o previsto na programação, recapitular, os principais tópicos do que foi trazido à plenária no dia anterior, visando esclarecer seus membros acerca de problemas e propostas relacionados com o roteiro proposto, em particular, com as discussões acerca de como lidar com a pressão imposta pelo atendimento de pessoas domiciliadas fora da área de abrangência das ESF nas ULS, questão esta já em debate desde a I Oficina sobre Acesso.
Na exposição das experiências locais dos Distritos Sanitários do Sul, Norte e Centro, a plenária foi agraciada com excelente estudo apresentado pelo Dr. Paulo, cirurgião-dentista e epidemiólogo, coordenador da ULS – Santinho. Tal trabalho, complexo e com iniciativas que revelam ineditismo, foi bastante aplaudido e elogiado, suscitando diversos questionamentos e comentários.
Realizadas as demais apresentações e debates, seguiu-se intervalo e à tarde grupos foram organizados para discussão dos seguintes temas:

1. Operacionalização da diretriz de agenda centrada nas pessoas / Impacto da agenda aberta no acompanhamento de condições crônicas (dando continuidade aos trabalhos iniciados no primeiro dia)
2. Atenção a gestantes, crianças e idosos / “grupos protegidos”
3. Necessidades de desenvolvimento profissional continuado
4. Registro, apoio, acompanhamento e compartilhamento da experiência municipal

Encerradas as atividades dos grupos, passou-se à sessão plenária onde foram avaliadas as conclusões e discutidas propostas que incluíram a organização de comissões para lidar com questões que contém elementos mais intrincados.
Dr. Jorge Zepeda que, no decorrer das apresentações, prestou diversos esclarecimentos, realizou um resumo dos mesmos e passou, a seguir, a coordenação dos encaminhamentos. Após, agradeceu a presença de todos e encerrou a II Oficina sobre Acesso na APS.

Clique aqui para visualizar fotos da II Oficina de Acesso

Nenhum comentário:

Postar um comentário

RECEBA POSTAGENS ATUALIZADAS

Insira seu e.mail:

Delivered by FeedBurner

AAAA*************************ÚLTIMAS POSTAGENS*************************AAAA

****************ÚLTIMAS POSTAGENS NAS ÁREAS TEMÁTICAS****************

AAAAA************************OUTRAS POSTAGENS************************AAAAA

NESTE BLOG

*********************** POSTAGENS EM ORDEM ALFABÉTICA********************** ******************************************* ÍNDICE *****************************************

A*******COMENTÁRIOS CRÍTICAS SUGESTÕES******* **********************************************AQUI******************************************