Os cuidados primários de saúde são cuidados essenciais de saúde baseados em métodos e tecnologias práticas, cientificamente bem fundamentadas e socialmente aceitáveis, colocadas ao alcance universal de indivíduos e famílias da comunidade, mediante sua plena participação e a um custo que a comunidade e o país possam manter em cada fase de seu desenvolvimento, no espírito de autoconfiança e automedicação.

Fazem parte integrante tanto do sistema de saúde do país, do qual constituem a função central e o foco principal, quanto do desenvolvimento social e econômico global da comunidade. (Declaração de Alma-Ata)

PESQUISE POR “PALAVRA CHAVE” EM TODAS NOSSAS PÁGINAS
Loading
ÁREAS
TEMÁTICAS
ACESSO   -   ADOLESCENTE   -   CAPITAL CRIANÇA   -   CAPITAL IDOSO   -   CONTROLE TABAGISMO   -   COORDENAÇÃO DO CUIDADO   -   EDUCAÇÃO PERMANENTE   -   FORTALECIMENTO DE REDES COMUNITÁRIAS E SOCIAIS   -   MUDANÇA DE COMPORTAMENTO   -   SAÚDE BUCAL   -   SAÚDE DA FAMÍLIA   -   SAÚDE DA MULHER   -   SAÚDE DO ADULTO   -   SAÚDE MENTAL   -   SAÚDE NA ESCOLA   -   PICs   -   RAIVVS   -   TERRITÓRIO   -   consultar aba lateral direita

terça-feira, 25 de janeiro de 2011

Comentários acerca da repercussão do Programa brasileiro de Saúde da Família em diversos países do mundo

Anteriormente postamos artigo “Brazil’s Family Health Programme”, originalmente publicado no British Medical Journal, assinado por Matthew Harris e Andy Haines, com o título “O programa de Saúde da Família do Brasil”. Disponibilizamos, também, o artigo “Economic success threatens aspirations of Brazil’s public health system”, traduzido como O sucesso econômico ameaça as aspirações do sistema de saúde pública do Brasil”. Agora reproduzimos, aqui, comentário de autoria de Felipe Cavalcanti, em seu blog Saúde com Dilma, em 18 de janeiro do corrente ano. Este mesmo comentário foi reproduzido no “Grupo dos Médicos da Prefeitura Municipal de Florianópolis”.

Ambos os artigos do BMJ, de 29 de novembro de 2010, já haviam sido comentados no site Rede de Pesquisa em Atenção Primária à Saúde, em 09 de dezembro de 2010.

Abaixo reproduzimos ambas postagens:

BMJ publica panorama da saúde no Brasil

09/12/2010

Um dos jornais médicos mais respeitados do mundo publicou duas longas reportagens sobre a situação da saúde no Brasil. O British Medical Journal publicou na sua edição de segunda-feira, dia 29 de novembro, “Brazil´s Family Healt Programme” e “Economic success threatens aspirations of Brazil’s public healt system”. O primeiro explica um pouco da história do sistema público de saúde no Brasil e afirma no entre título que a experiência brasileira pode ensinar países com orçamento maior. A estratégia Saúde da Família é apontada como a principal responsável pela redução dos índices de mortalidade infantil, diabetes, derrame e redução nas internações hospitalares.

Programa de Saúde da Família: o Brasil levado a sério no Reino Unido

Postado por Felipe Cavalcanti em 18 de janeiro de 2011

Muitos setores do Brasil ainda se perdem numa discussão sobre o valor e as potencialidades da Estratégia de Saúde da Família, procuram separar o PSF do conceito de Atenção Primária, enfim, resistem a uma visão mais abrangente do modelo substitutivo de APS adotado pelo Brasil.
Como santo de casa não faz milagre mesmo, a opinião técnica externa passa a ter um valor de maior relevância e isenção. E quando esta opinião é publicada como EDITORIAL no British Medical Journal (BMJ), um dos mais respeitados e rigorosos periódicos científicos de saúde no mundo, cujo berço é o Reino Unido (onde nasceu a primeiro grande modelo de saúde pública do pós-guerra – o NHS), não tem como considerarmos o assunto como coisa pouca (clique aqui para ver o editorial).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

RECEBA POSTAGENS ATUALIZADAS

Insira seu e.mail:

Delivered by FeedBurner

AAAA*************************ÚLTIMAS POSTAGENS*************************AAAA

****************ÚLTIMAS POSTAGENS NAS ÁREAS TEMÁTICAS****************

AAAAA************************OUTRAS POSTAGENS************************AAAAA

NESTE BLOG

*********************** POSTAGENS EM ORDEM ALFABÉTICA********************** ******************************************* ÍNDICE *****************************************

A*******COMENTÁRIOS CRÍTICAS SUGESTÕES******* **********************************************AQUI******************************************